JÁ OUVIU FALAR QUE AÇÚCAR DÁ DISPOSIÇÃO?
- Atendimento
- 29 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Se já escutou por aí a pergunta do título deste post, um novo artigo científico acaba de desafiar essa ideia, indicando que o nutriente não melhora a disposição por si só – e pode até piorá-la!

Pesquisadores de várias instituições europeias revisaram 31 estudos anteriores que avaliaram o estado do humor de 1 259 indivíduos logo após consumirem essa substância. E, aqui, cabe uma ponderação: carboidrato não é sinônimo de açúcar. O açúcar de mesa – ou o que é adicionado aos produtos industrializados – é um tipo de carboidrato. Portanto, o levantamento não se concentrou apenas no açúcar.
De qualquer forma, nenhum efeito positivo relevante foi identificado na disposição ou na concentração logo após a ingestão de alimentos ricos em carboidrato. Por outro lado, houve sensação de fadiga e queda no estado de alerta em até uma hora.
“A ideia de que o açúcar influencia no ânimo é popular. Tanto que muitas pessoas tomam bebidas açucaradas para combater o cansaço”, afirma Konstantinos Mantantzis, psicólogo que liderou o levantamento, da Universidade Humboldt, na Alemanha. “Nossos achados indicam que essa alegação não se sustenta. Se o açúcar pode causar algo, é fazer você se sentir pior depois de consumi-lo”, completa, em comunicado à imprensa.
Comentarios