COMO ESCOLHER O AZEITE?
- Atendimento
- 27 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Na hora de escolher o melhor azeite para os seus preparos, você sabe o que olhar? Analisar? Pois beeeem, nossa Nutri Dra. Marcella Lopes nos auxilia nesta questão:

- Verificar data de validade: os azeites mais novos possuem mais polifenóis. Os polifenóis são potentes protetores celulares. Junto com uma alimentação saudável conferem muitos benefícios a saúde.
- Escolher azeites comercializados em garrafas escuras e de vidro. A gordura em contato com a luz oxida. Por isso também é importante que escolham as do fundo da prateleira que tem menos contato com a luz do local.
- Verificar os ingredientes: deve conter apenas azeite de oliva extravirgem e não misturas de óleos.
- Grau de Acidez > ou = a 0,5%. Esse grau de acidez quer dizer a proporção de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico (principal ácido graxo encontrado no azeite, responsável pela formação de HDL -bom colesterol). O grau de acidez não interfere no sabor do produto. Está relacionada a má produção, conservação dos frutos e armazenamento.
- Índices de peróxidos: indica a oxidação inicial do azeite e a deterioração que seus antioxidantes (polifenóis) podem ter sofrido. O valor deve ser < ou = 20,00 mEq
- Absorção de ultravioleta: utilizado para detectar componentes anormais no azeite. O valor deve ser inferior a 0,25%.
- A cor do óleo está relacionado a como estão as azeitonas na hora da colheita. Mais verdes ou mais maduras, portanto, não influencia na qualidade do azeite!
Todas essas informações devem estar disponibilizada na embalagem.
Comments