ALIMENTOS ANTIOXIDANTES PARA ATLETAS
- Atendimento
- 13 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Você gosta de praticar esportes? Então, saiba que existem alimentos antioxidantes para atletas que podem ajudar a aumentar seu rendimento e energia. Confira abaixo quais são esses alimentos:

1- Chá-verde As substâncias mais importantes dessa bebida são as catequinas, que “melhoram a capacidade antioxidante total no sangue (antes e após o esforço físico), modula o estresse oxidativo, reduzo dano muscular, acelerando a recuperação”, considera a nutricionista Jacqueline Moniz Anversa, especialista da Clínica Maria Fernanda Barca (SP). Consuma o chá ou o extrato seco.
2- Açaí e frutas vermelhas A nutricionista Mariane Iori, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP), explica que alimentos de coloração mais avermelhada ou arroxeada possuem antocianinas. “O consumo de mirtilo auxilia a diminuir o estresse oxidativo e aumentar a concentração de citocinas anti-inflamatórias”, explica. Como consumir: prefira os alimentos in natura ou o extrato seco.
3- Cebola O alimento tem alta concentração de quercetina, um flavonoide encontrado na casca da cebola. Ela tem “efeito anti-inflamatório, que auxilia a modular a imunidade muitas vezes diminuída após treinos intensos ou competições”, considera a nutricionista Andréia. Prefira a casca ou extrato.
4- Açafrão-da-terra ou cúrcuma Esta especiaria tem curcumina, responsável por suas propriedades antioxidantes para atletas, como explica a nutricionista Paula. Além disso, ele ainda tem ação anti-inflamatória, sendo útil para atletas que têm dores musculares. Como consumir: in natura ou em extrato seco.
5- Linhaça A semente tem alta concentração de lignanas, um fitoestrógeno antioxidante. “É rica em fibras, o que auxilia a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue, evitando picos de insulina, além de ser rica em ômega 3 auxiliando a modular a inflamação do atleta”, fala Andréia. Use o alimento in natura e na versão triturada.
6- Maracujá Calmante, a fruta é também conhecida como o fitoterápico do obeso. “Ela age controlando a compulsão alimentar associada à ansiedade, além da ação antioxidante”, diz a nutricionista Mariane. Use a fruta, chás, tintura ou extrato seco.
7- Ginseng (foto) “Os ginsenosídeos nele contidos interagem no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal para equilibrar o ACTH e cortisol. O ACTH se liga às células do cérebro e afeta processos ligados ao estresse”, diz Paula. As substâncias atuam como antioxidante. Faça uso in natura ou chá.
Comentaris