top of page

A ascensão dos cogumelos

  • Atendimento
  • 20 de fev. de 2018
  • 1 min de leitura

Champignon, shimeji e shiitake caem cada vez mais no gosto dos brasileiros graças a suas virtudes nutricionais e nas receitas, saiba mais.

Ao que parece, os cogumelos só estão experimentando agora no Brasil o apreço que há seculos desfrutam em outros cantos do mundo. Eles já tiveram até apelo sagrado, como sugerem representações gravadas em templos e sarcófagos do Egito Antigo, há 4 600 anos – eram tão especiais que se destinavam apenas aos faraós. Entre os chineses, então, possuíam aura de remédio, inclusive por propriedades que até os dias de hoje são aclamadas, como o reforço à imunidade. Mas nem mesmo essa fama e tantos atributos fizeram o alimento cair no prato dos brasileiros.

Um levantamento da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo não deixa dúvida de que os ventos do consumo sopram a favor dos cogumelos. Na capital paulista, por exemplo, já há mais restaurantes japoneses do que churrascarias! Ainda estamos bem atrás da China e vizinhança, mas, em um contexto de busca por receitas mais nutritivas e sustentáveis, os cogumelos têm tudo para se espalhar pelo país.

O crescimento do vegetarianismo e do veganismo é outra tendência que vem alavancando a venda de cogumelos. Eles são frequentemente indicados como substitutos da carne por reunirem grandes quantidades de proteínas e aminoácidos que o organismo não consegue produzir, além de ostentarem um teor baixíssimo de gordura.

No entanto, cabe lembrar que não suprem tudo que é fornecido pelos alimentos de origem animal. Deixam a desejar na oferta de vitamina B12 e zinco, por exemplo. Mas, já podemos dizer que fazem parte da dieta!


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page