top of page

DIÁRIO DA CATHE #29

  • Atendimento
  • 19 de dez. de 2017
  • 4 min de leitura

"Acho que já podemos chamar de "Diário da Mamãe", afinal a gravidez ficou para trás e um novo desafio vem pela frente: estar bem comigo mesma, produzir um leite forte, resultando em bem-estar para o meu bebê!"

Não dá para fugir do tema ALIMENTAÇÃO! Nosso combustível é a fonte para que tudo corra bem nesta fase. Existem muitos mitos e muitos palpiteiros quando o assunto é gestante, mamãe e bebe. Então eu ouço tudo e absorvo somente o que é fundamentado em estudos, ou orientação de profissionais que me acompanham.

Confesso que as vezes perco um pouco a paciência! Outro dia, comentei que o Victor estava irritado pois ainda não havia feito coco naquele dia e eram 11h30 da manhã. Aí ouvi o seguinte: “ ocê precisa comer mais fibras para o intestino dele funcionar.” Bom, vamos lá: eu como duas saladas por dia, tomo suco verde, como uma ou duas frutas por dia, arroz integral, oleaginosas, legumes no almoço e no jantar...além das proteínas e tudo mais que fazem parte também do meu cardápio mas que não tem fibras em quantidade expressiva, mas tuuuuudo o que eu descrevi antes aí é cheio de fibras.

Então, respirei fundo, mas já meio sem paciência relatei tudo o que como (detalhe, a pessoa já sabia). A gente já dorme pouco, já vive cansada e com sono e ainda tem que administrar os palpiteiros de plantão! Força na peruca mamães! E quem está a nossa volta, nos perdoe desde já, pois sem dormir a irritabilidade as vezes vem a tona. Bom, vamos lá! A alimentação na fase de amamentação não é nenhum bicho de sete cabeças. Em resumo, é uma alimentação balanceada e o mais natural possível. Porém devemos evitar algumas coisas. A cafeína passa para o leite materno, então devemos evitar alimentos com este componente. Café, coca cola, energéticos, chá verde, chá preto, chá mate etc...o consumo destes alimentos podem resultar numa maior agitação do bebê.

Também é bom evitar, para não dar mais cólicas no bebe (sim, porque os bebes normalmente já tem cólicas devido ao sistema digestivo imaturo) lactose e em alguns casos mais específicos evitar todos os derivados do leite. Cuidado com o excesso de açúcar e com algumas crenças populares. A cerveja preta tem `álcool e é totalmente proibido na amamentação. Também não coloco em uma mesma refeição alimentos que dão um pouco de gases como feijão, repolho, nabo, ervilha e brócolis.

O consumo de alimentos ricos em ferro é extremamente importante, pois assim como na gestação o organismo privilegia o bebe e o organismo da mãe pode ficar deficiente se faltar consumo de ferro, então inclua a beterraba crua, feijão, carne magra, etc... Consuma bastante folhas verdes escuras que são ricas em cálcio, além de tantos outros nutrientes. Aproveite e coloque na salada o broto de alfafa que estimula a lactação. Outros estimulantes da lactação são o Chá da Mamãe, da Weleda. Um mix de ervas específicas para esta fase da mamãe e com benefícios para o bebe.

O pediatra do Victor me prescreveu também um manipulado Gossypium Semen Tm (solução Hidroalcoolica) para tomar 20 gotas ao dia (somente com receita- pergunte ao seu médico). Ele também aconselhou que eu continuasse a consumir o DHA (tomei na gestação toda e tem um post antigo falando tudo sobre o DHA).

Evite alimentos cheios de conservantes e químicas sem valor nutricional. Cuidado também com o excesso de frutas cítricas. Na verdade, sempre digo que nada é bom em excesso, então faça um rodízio de nutrientes variando sempre os alimentos. Faça saladas e pratos coloridos. Cores diferentes dos alimentos indicam também que são compostos por diferentes nutrientes. Por isso falamos sempre em fazer um prato com no mínimo 5 cores. Assim temos diversidade no valor nutricional da sua refeição.

Para estimular a lactação, além de alguns alimentos e ervas, eu também estou aproveitando para tirar a sobrinha de leite de cada mamada do Victor. Com isso passei a produzir mais leite e todos os dias consigo guardar cerca de de 60 a 100ml de leite materno. Ainda não irei doar pois estou pensando que quando eu reiniciar minha rotina de trabalho, malhação etc, o Victor pode continuar recebendo o leite materno na maior parte do dia. O bebe que é amamentado com leite materno recebe anticorpos aumentando sua imunidade. Previne alergias, doenças crônicas e problemas respiratórios.

Para facilitar, aluguei uma máquina elétrica na www.leitefacil.com.br Pensei em comprar, mas quis experimentar para ver se ia funcionar para mim, então aluguei e acabei renovando o contrato. A máquina custa cerca de 1.200 reais e o aluguel varia de acordo com o modelo da máquina e estou pagando cerca de 60 reais a quinzena. Eles entregam em casa e também fornecem o kit para extração do leite que deve ser individual, não devemos passar de pessoa para pessoa.

Ah, amamentar dá muita sede, e para a produção do leite é necessário muita água, então mantenha-se sempre hidratada, beba muita água e sucos naturais variados.

Consegui finalmente concluir este post aqui entre uma mamada e outra. O Victor tem refluxo e demora bastante para concluir cada mamada. Essa já nasceu comendo devagar e degustando o alimento! rsrs

Beijo grande e nos vemos no próximo post!


 
 
 

Комментарии


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page