top of page

DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #13

  • Atendimento
  • 18 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Ei! Está pensando em ter um bebê? Já está com ele aí na barriguinha? Bom, esse post é pra você em mais um da série Diário de Grávida da Cathe, nossa sócia e top chef Catherine Vanazzi que está vivendo esta fase linda e maravilhosa da gestação! Tema de hoje: saúde bucal na gravidez!

A maior parte das mulheres percebe mudanças em sua gengiva durante a gravidez; o principal sintoma é uma gengiva mais avermelhada e sangrando durante a escovação. Todas essas mudanças são chamadas de "gengivite da gravidez", e elas podem começar logo no segundo mês. A condição tende a atingir um pico em torno do oitavo mês e normalmente desaparece assim que o bebê nasce.

O problema ocorre com maior frequência durante a gravidez porque o nível elevado de hormônios, estrógeno e progesterona, acentua a forma como a gengiva reage às irritações da placa. No entanto, é a placa (biofilme dental) — não os hormônios —a causa principal da gengivite, mas como seu sistema imunológico também pode funcionar de modo diferente durante a gravidez, a forma de como seu corpo reagirá às bactérias que causam gengivite que irá mudar.

Para minimizar os efeitos da gengivite na gravidez, tenha uma boa higiene bucal: escove os dentes três vezes ao dia por pelo menos dois minutos cada vez. Passe o fio dental todos os dias. Usar um enxaguante bucal antibacteriano também pode ajudar a controlar a inflamação de sua gengiva.

Sejam quais forem os sintomas que você tenha durante a gravidez, você sempre deve cuidar de seus dentes e ter bons hábitos, que incluem passar o fio dental regularmente e escovar os dentes. Esses hábitos garantem dentes e gengiva saudáveis ao longo da sua gravidez.

Confira algumas dicas para ajudar durante o estágio pré-natal:

Vá ao dentista para uma consulta Examine seus dentes e faça uma limpeza. Certifique-se de que todos os procedimentos dentais necessários foram realizados. Os germes que causam cárie podem ser transmitidos ao seu bebê após o nascimento.

Escove três vezes ao dia Escove pelo menos três vezes ao dia por dois minutos usando creme dental com flúor. Use uma escova de cerdas macias e certifique-se de encaixar as cerdas da escova no encontro entre os dentes e a gengiva, para remover a placa (biofilme dental) e resíduos de alimentos, pois é onde se desenvolvem as doenças na gengiva e a placa.

Fio dental diariamente Use o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não consegue chegar, e abaixo da margem da gengiva.

Reduza a ingestão de alimentos doces ou contendo amido Lanches ou doces contendo muito carboidrato podem causar "ataques de ácidos" a seus dentes. Beba menos bebidas adocicadas e coma menos doces, pois esses alimentos podem causar cárie. Portanto, procure comer mais frutas e vegetais.

Coma alimentos ricos em cálcio Você precisa de cálcio para os dentes e ossos de seu bebê. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, em feijões secos e em verduras.

Cuide de bocas ressecadas Beba muita água para manter-se hidratada durante a gravidez. Chupar pedras de gelo pode hidratar sua boca e, de bônus, pode aliviar a náusea da gravidez.

Fonte auxilio: Centro de Cuidado Bucal Colgate


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page