DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #11
- Atendimento
- 4 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
Atendendo à pedidos, hora do nosso amado Diário de Grávida da Top Chef e Sócia do Kajh, Catherine Vanazzi, com o tema: Dicas simples e preciosas para cuidar da pele na gestação.

"A mulher na gravidez tem um milhão de preocupações com o bebê, seja a alimentação, o quartinho dele, a malhação e ainda temos nossa vaidade não é mesmo? Como nos cuidar com tantas proibições nesta fase? Sempre geram muitas dúvidas e aí tem a questão que envolve a mudança de agora e nossa ansiedade de voltar ao nosso normal depois que o bebê nasce. A barriga estica muito, seios aumentam demais, quadril, tudo um turbilhão se aumentando de dentro para fora.
Recebi como sugestão de leitoras do blog, para compartilhar quais estão sendo meus cuidados com a beleza neste momento. Confesso que tive que deixar algumas coisas de lado como a depilação a laser que eu vinha fazendo, a aplicação de Botox que estava mega vencida já quando eu engravidei (desespero total! rsrs), minha escova progressiva que até agora estou levando numa boa sem ela mas não sei até quando o cabelo vai continuar bonitinho...
Ah, e sobre tintura eu nunca pintei o cabelo. Graças a Deus a genética da família para cabelos brancos é boa, eles vem bem tarde e como eu gosto de ser morena, confesso que nunca tive problema com isso. A maioria das mulheres deixam de fazer tintura nesta fase, conheço algumas que fizeram durante a gravidez, mas não sei muitos detalhes. Lembro que uma amiga disse que fez com 5 meses de gravidez e comentou que não poderia encostar na raiz. Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas as opiniões são muito divergentes a respeito de tintura e também da progressiva, então prefiro me abster.
Já em relação à pele, existe uma preocupação muito grande com manchas e estrias. Vou detalhar o que eu faço, não mudei muito o que já fazia antes, mas vamos lá pois tem uma dica simples e preciosa do meu Dermatologista para vocês:
1) Para cuidados com o rosto: Eu já tinha o costume de usar protetor solar diariamente e na verdade eu tenho já algumas manchinhas e sardas de tanto sol que tomei até hoje, aliás, desde criança tenho sardas. Mesmo com peelings e outros tratamentos, elas não sumiram por completo mas melhoraram bastante. Então estou sempre usando protetor solar. Também prefiro as maquiagens com protetor. Tenho usado há anos o corretivo da Mac ou Yves Saint Laurent, e a base gosto mesmo é da Mac. Já usei muito a da Lancôme mas acho que a Mac é um pouco mais encorpada e no meu caso tampa melhor essas manchinhas leves que não curto muito. Antes disso tudo, uso meu protetor solar 30 da Avene em gel, pois minha pele sempre teve uma certa oleosidade no famoso T, então evito os cremes. Hidrato com o creme da Shiseido que deixa a pele fresca e nada oleosa, é o Pureness Matifying Moisturizer. Este uso sempre depois de lavar o rosto (vou colocar fotos para vocês abaixo de todos os produtos).



2) Para cuidados com as estrias: Agora a parte que acho que mais apavora a mulherada que começa a crescer, crescer e crescer, e a pele esticar, esticar e esticar nesta fase, são as famosas e apavorantes estrias! Conversei com minha médica a respeito do assunto e me surpreendi com a colocação dela. Ela disse o seguinte: “Catherine, sobre estrias, cerca de 5% é creme que vai evitar. Todos os ouros 95% de chance delas aparecerem é de fundo genético mesmo ou o famoso sobrepeso. Se engordar muito mais do que o recomendado por exemplo, a pele não aguenta e estouram as estrias.” Confesso que saí de lá mais aliviada, pois como sei que vou me cuidar direitinho, a parte de ganhar muito mais peso do que o recomendado já está fora de cogitação. Sobre a genética não tenho como interferir, então é relaxar e torcer para ser positiva é o que posso fazer. Mais ainda tem aqueles 5% que é lógico que não vou deixar de lado. Aí, a dica máster incrível do meu Dermatologista, que também é dermato da minha sócia (nossa nutricionista Marcella Lopes) e havia já dado esta dica há 3 anos atrás quando ela estava grávida da Luíza, é a mais incrível deste mundo. Eu estava esperando uma listinha de cremes carérrimos para estrias, mas olha que maravilha, o que ele recomenda mesmo é misturar no meu hidratante de uso diário, algumas gotas de óleo de girassol. Simmmm aquele baratinho, que usamos também na cozinha. Achei o máximo! Há algum tempo atrás eu estava indo viajar e ele mandou eu comprar um hidratante de alta hidratação que vende na Europa chamado Biafine, parece que é utilizado para queimados. Ele indicou passar na região do pescoço para evitar as rugas nesta região. Aí, passo uma vez no dia, este hidratante nos seios e barriga e antes de dormir uso o meu hidratante comum (um da Natura) misturado com o óleo de girassol.
Digamos que eu não sou a pessoa mais entendedora de cremes e afins. Tenho amigas que conhecem tudo, compram tudo e usam tudo. Eu fico sempre ali no que é mesmo indispensável na minha idade (37) e sigo as recomendações básicas do meu Dermatologista, que aliás eu amo, Dr. Fábio Rebucci. Minha vida é muito corrida e toda vez que preciso acrescentar algo nesta rotina de cuidados com a beleza já me perco um pouco, mas me esforço. Devo marcar uma consulta este mês com o Fábio, pois talvez viaje para fazer comprinhas para o Victor e frequente o verão do hemisfério Norte, então talvez não custe muito uns cuidados a mais e umas dicas de coisinhas imperdíveis para trazer na mala.
Se tiverem interesse mandem mensagens que divido com vocês dicas sobre estes outros assuntos, decoração do quarto, produtos interessantes, lojinhas e achados aqui em São Paulo também. Será um prazer!
Comments