DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #9
- Atendimento
- 20 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Atenção gestantes e futuras mamães de plantão! O que influencia a diferente composição entre leites de diversas mães como quantidade de nutrientes, açúcares e gorduras? O sexo do bebê influencia? Hora de mais uma dica super especial da nossa sócia e top chef Catherine Vanazzi:

"Desde o início da gravidez já notamos uma grande mudança nos seios. Eles aumentam de volume desde cedo, ficam mais sensíveis e até a temperatura parece ficar diferente pois os vasos sanguíneos dilatam então a circulação na área ganha um outro volume. Nesta fase os seios iniciam toda uma adaptação para o aleitamento materno. Os hormônios extrogênio e progesterona produzidos na placenta em desenvolvimento entram em ação e dão o start a toda esta mudança. No segundo semestre da gestação, todo o sistema já está completamente pronto para amamentar um bebê com possível nascimento prematuro.
Muito louco como a natureza é mesmo sábia! Mas produção do leite mesmo ainda não existe na gestação. Então a alimentação neste momento é mesmo para nutrir o bebe e a mãe. A produção do leite se dá logo após o parto quando outros hormônios entram em ação. A prolactina e a ocitocina que estimulam células responsáveis pela produção do leite entram em cena. Aí sim a preocupação com a alimentação vai influenciar diretamente na produção e na qualidade do leite propriamente dito. Segundo algumas pesquisas, as mães possuem níveis diferentes de nutrientes, gorduras e açúcares no leite materno, mas nenhuma delas diz o por que, que para mim é meio óbvio que está diretamente ligada à alimentação de cada mãe, pois se nosso corpo é uma química completa, para que se produza o componente X é necessário que você tenha disponível as substâncias necessárias à produção de X.
É como uma receita de bolo. Como fazer um bolo fofinho se faltou fermento? Difícil. Agora uma curiosidade incrível é que um estudo realizado com mães quenianas mostrou é que essas diferenças no leite materno depende também do sexo do bebê. Simmmm, leite de mães que geraram meninos tem mais gordura do que leite de mães que geraram meninas. Isso se dá devido à diferentes necessidades nutricionais de cada sexo. A natureza é realmente surpreendente em cada detalhe.
Tudo se encaixa e tudo faz sentido. Agora eu que abro aqui uma pergunta para quem souber ou quiser comentar: será que mães de meninos (como eu) por produzir um leite mais gorduroso tem mais facilidade para emagrecer durante o aleitamento? Iria ser ótimo, não?! Vou consultar minha nutricionista Marcella Lopes e a minha médica nutróloga Viridiana Lavelberg, ambas do Kajh, e já estou ansiosa para notícias positivas! haha
Espero que estejam curtindo as informações e curiosidades que venho abordando. São parte do meu dia a dia agora e é muito gostoso poder compartilhar. Mas como cada gravidez é única, aceito sugestões e dúvidas para que eu possa pesquisar junto às nossas profissionais e trazer ao blog do Kajh. Um beijo enorme e rumo à mais uma semaninha do barrigão espichando por aqui!
Comentarios