top of page

DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #8

  • Atendimento
  • 13 de jun. de 2017
  • 4 min de leitura

De volta dos atendimentos de Londres, na Inglaterra, nossa sócia e top chef Catherine Vanazzi (@catherine_vanazzi) volta à marcar presença em nosso blog com o Diário de Grávida da Cathe! O tema de hoje: O que está permitido comer e o que não está durante a gestação?

“Quando descobri que estava grávida fiquei bastante receosa em relação à lista de alimentos que eu não poderia ou não deveria consumir durante a gestação. Pensei no que eu estava acostumada a ver por ter acompanhado a gravidez de algumas amigas. Lembro de sempre ouvir que não podiam comer salada fora de casa, carne mal passada, frutos do mar cru (minha maior preocupação de ficar sem) e alguns outros como camarão e lagosta que dizem que é reimoso (rsrs). Até hoje não sei muito bem o que seria um alimento reimoso pois não se trata de nenhuma classificação científica, mas sim de uma antiga sabedoria popular para se referir à alimentos que são de difícil digestão e dizem que faz mal para o sangue. Tenho uma certa dificuldade de entender quando não há por trás algo científico, mas confesso que estou levando alguma coisa em consideração.

Bom, vamos lá! O que de fato as mulheres grávidas podem ou não consumir durante a gestação depende de uma série de fatores que o médico deve avaliar através de exame de sangue onde são analisados por exemplo os tipos de anticorpos que a gestante já possui, além de nível de açúcar e de sódio, pressão arterial, etc.

Sobre saladas e vegetais crus mal lavados e carnes mal passadas, por exemplo, relacionamos o medo de contrair a toxoplasmose. Para isso a minha médica antes de me passar as restrições alimentares, analisou meu exame de sangue onde ela pediu tudo isso já no meu primeiro pré-natal. No meu caso, eu já tinha anticorpos da toxoplasmose a pesar de nunca ter me dado conta na vida de ter tido este tipo de contaminação.

Se eu tenho o anticorpo minha médica não vê sentido em me proibir alimentos com risco de contaminação por toxoplasmose. Uma coisa que eu não sabia é que a toxoplasmose só tem risco quando se trata de produção de animais terrestres ou que tem contato com fezes de animais terrestres através dos adubos. Os frutos do mar, por exemplo, não trazem este problema. Leite e derivados assim como ovo cru me foram orientados consumir somente pasteurizado. Então fiquem atentas, pois muitas receitas levam ovos crus e as pessoas não sabem. Por exemplo, as mousses, maionese, etc.

Sobre peixe cru, já quase fui agredida por conta de estar consumindo! Mas minha médica não me proibiu, apenas me orientou que consumisse em locais confiáveis onde tem movimento os peixes provavelmente são frescos. Como recebi muitas críticas a respeito, fiquei com aquela pulga atrás da orelha e não é que eu estava lendo um livro super interessante (crianças francesas não fazem manha) que aliás, suuuper indico como leitura praticamente obrigatórias para as futuras mamães, descobri que as francesas também não deixam de comer peixes crus (claro que na ostra não vou me arriscar) pois a possibilidade de se ter problemas é tão remota quanto a de você ser atropelada atravessando uma rua na faixa de pedestre.

Então a meu ver, eu procuro coisas que fazem muito sentido e os peixes crus tem muito mais benefícios do que a remota chance de trazer um malefício. Se você for realmente radicalizar em relação a riscos alimentares, a alimentação será praticamente de industrializados. Tudo que eu leio no google diz: “ você pode consumir isso maaaaassss pode acontecer aquilo...” Ou seja, tudo “te problema” menos as porcarias empacotadas e cheias de conservantes. Estes não trazem “riscos” imediatos, mas o malefício com as químicas para mim e para o bebê é tão grande, a falta de nutrientes...que eu sinceramente amo a minha médica por ela não se preocupar apenas em se abster de possíveis problemas. Ela acredita que mamães e bebês tem que ter acima de tudo uma qualidade de vida boa para um bom desenvolvimento. Isto inclui bom senso nas proibições alimentares e de exercícios também. Mas cada um com seu cada um né! Queria dividir a minha experiência e dizer que me sinto extremamente bem consumindo uma variedade enorme de alimentos assim podendo oferecer todo tipo de nutrientes ao meu bebê!

O que está fora da minha lista foi mesmo a ostra e receitas com ovos crus e leite ou derivados não pasteurizados. De resto, estou feliz por ter anticorpos para a toxoplasmose e poder me encher de salada por aí sem medo de ser feliz e mais feliz ainda de não deixar de comer meu velho, bom e super nutritivo japonês! A carne crua eu nunca comi mesmo porque rola um nojinho (rsrs) e também não sou fã de porco, tenho medo do tal verme que vai para o cérebro. De resto, meu suco verde está presente todos os dias, minha proteína (natureba) batida com abacate, folhas, proteínas e alimentos ricos em ferro, muitas frutas etc... Estou suplementando o DHA que já falei em outro post e agora comecei a tomar um polivitamínico para gestante orientado pela minha nutri just in case, pois minha alimentação tem sido bastante completa e variada. A única coisa que não me abandona é a vontade absurda de devorar alguns brigadeiros sempre (rsrs). Mas vamos comendo alguns por aí com moderação!

Aiás, não abuse das porcarias somente com a desculpa de que está gestante e tem que atender os desejos do seu bebe porque ele não tem nada a ver com isso ok? (rsrs) Nenhum deles vai nascer com cara de torta de chocolate viu! Muito pelo contrário, não seja permissiva demais pois a negligência anda ali juntinho. Analise sempre sua taxa de açúcar, ferro, sódio e outros nutrientes importantes. Para isso tenho minha nutricionista aqui do Kajh, Marcella Lopes e minha nutróloga também aqui do Kajh, Dra. Viridiana Iavelberg que trabalham em parceria com minha médica GO Dra. Diana Vanni e que acabou se tornando cliente das duas hehehe ou seja, tenho um time um tanto entrosado cuidando de mim e do meu bebe! Muita benção...obrigada por tudo!"


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page