top of page

DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #6

  • Atendimento
  • 23 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

Grávida pode malhar e tomar suplementos? Nossa Top Chef e Sócia, Catherine Vanazzi responde esta pergunta em um post super interessante para você que está em gestação também ou que pensa em engravidar! Confira:

"Muitas dúvidas e medos surgem quando encaramos as novidades da gestação. Malhar ou não, principalmente no início da gestação onde existe um risco de aborto espontâneo maior, é sempre um fantasma na cabeça. Minha médica me deu o OKpara malhar e fez algumas recomendações como “ pode fazer o que você estava acostumada a fazer, não invente coisa nova a não ser que sejam atividades leves como hidroginástica por exemplo. E mesmo que já tivesse o hábito, não irá se matar em uma aula de spinning, não é a hora! E cuidado, melhor não fazer atividades de impacto”.

Então perguntei: “Posso continuar puxando meu ferrinho? rs” E ela, muito sensata, atual e preocupada com minha qualidade de vida, mais do que em se abster de qualquer responsabilidade, disse: “Claro, mas respeite os limites, ouça os sinais do seu corpo e me ligue se precisar de alguma coisa”. Eu saí aliviada do consultório e feliz por poder continuar minha rotina de certa forma. Só o que eu não sabia ainda é que uma onda de sono e cansaço tomaria conta de mim nos primeiros meses de gravidez. Fui malhar dias sim, dias não. E umas vezes completava feliz minha série sem nenhum sintoma, mas outras fiz até onde me sentia bem e não me senti culpada por isso. A hora é de cuidar da saúde, não é de “surtar” para definir músculos e secar a barriga. Se você não cuidou da estética antes de engravidar, essa definitivamente não é a hora. Cuide da saúde e depois que seu bebe nascer aí volte a se preocupar com a estética né!

E a respeito de suplementos? Você pode tomar Whey Protein, se não tiver nenhuma contra indicação, claro! Eu tomava alguns suplementos. O whey por exemplo eu tomo há muitos anos já e a quantidade variava de acordo com meu objetivo de performance física naquele momento. Além do whey, as vezes no meu plano alimentar tinha o BCAA, a glutamina ou uma palatinose que eu usava no pré treino. Nunca fui de tomar estimulantes como suplementos a base de cafeína (até porque tenho o metabolismo lento da cafeína, então faz efeito coisa de 4 a 5 horas depois da ingestão), nunca tomei melatonina, creatina, o tal do Jack 3d que foi febre uma época, etc.

Fiquei preocupada pois consumia proteína já nas refeições, mas tenho facilidade de perder massa magra. Tirar os suplementos teria talvez um grande impacto na minha composição corporal? Faltaria proteína para o meu bebê? Pois boa parte da proteína que eu ingeria todo dia vinha de suplemento também. Minha nutricionista (Marcella Lopes e minha nutróloga Viridiana Iavelberg, ambas aqui do Kajh) me recomendaram continuar a dose de whey que eu já tomava de manhã e se eu quisesse poderia tomar a que eu tomava pós treino.

Ressaltaram a importância de que essas proteínas tivessem uma composição 100% natural. Isso graças a Deus já era uma preocupação minha. Muitas pessoas priorizam o sabor do whey, ou a quantidade de proteína por dose e esquecem de analisar os outros ingredientes. É importante se atentar para corantes artificiais, aromatizadores químicos, conservantes, entre outros que compõem as fórmulas destes produtos.

Uma mudança nós acabamos fazendo na dose da manhã. Antes eu tomava o Cacao Whey ou a Veggie Protein de cacao (ambas da Essential nutrition que são naturais, inclusive os adoçantes como xylitol, estevia e taumatina) batida com banana. Então trocamos a banana pelo abacate pois meu intestino já estava funcionando um pouco menos por conta da gestação. O Whey da tarde eu mantive o Whey de Vanilla batido com frutas vermelhas que eu simplesmente aaaaamo e são cheias de antioxidantes.

Consulte sempre seu médico e procure fazer um acompanhamento específico para esta fase se você está gestante. Se você não está, acho que o recado aqui é o mesmo: focar na composição dos produtos, afinal absorvemos o que eles tem de bom e o que eles tem de ruim também né! Se temos a nossa disposição produtos que mais se aproximam do natural, esta é sempre a melhor opção.

Agora a preocupação dobra pois se trata da formação do meu filho, tão dependente de todas as minhas atitudes e escolhas, e assim será por um bom tempo. Não há o que eu possa fazer de melhor por ele agora do que calcular minhas escolhas, seguir a orientação das profissionais que me acompanham em cada fase da minha gestação e já enchê-lo de amor co carinhos na barriguinha! #17semanas"


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page