top of page

DIÁRIO DE GRÁVIDA DA CATHE #5

  • Atendimento
  • 16 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Bom Dia! Bom Dia! Como toda boa terça, hora de mais um post super interessante sobre GRAVIDEZ SAUDÁVEL escrito com muito carinho e amor pela nossa Top Chef e Sócia, Catherine Vanazzi (@catherine_vanazzi):

"Quando falamos de cálcio na gravidez lembramos que esta nova vida que surge estará desenvolvendo todo seu esqueleto e dentes e que para isso o cálcio é muito importante. Se houver deficiência deste nutriente para o bebê, ele irá “roubar” do organismo da mãe podendo causar consequências para ela. Unhas quebradiças, cáries, câimbras, aumento da pressão arterial e até mesmo uma osteoporose a longo prazo. Não é somente para os ossos que o cálcio é importante na gestação. Ele também regula a coagulação sanguínea e o fluxo de nutrientes para o bebê.

Se você sempre achou que falar em cálcio era o mesmo que falar sempre em leite e seus derivados como fonte, saiba que existem várias outras opções de alimentos para que consigamos cálcio que são livres de lactose e caseína. Outro fator muito importante é que não adianta consumir cálcio se não temos o que é necessário para sua melhor absorção. Eu não consumo leite costumeiramente faz tempo, mas alguns derivados entram de vez em quando na minha dieta. O Whey protein por exemplo, que inclusive continuo tomando (é importante escolher um produto natural, sem aditivos), as vezes tomo uma coalhada e agora na gravidez tem me dado vontade de comer requeijão. Compro sempre tudo Lacfree e não exagero. Tudo tem que ter equilíbrio!

Voltando à absorção do cálcio, é importante que o organismo esteja mais alcalino e por sua vez, o leite deixa o organismo mais ácido e o magnésio que deveria se prender ao cálcio e fixá-lo nos ossos, os tira dos ossos e devolve o cálcio para o sangue para alcalinizá-lo. O excesso de cafeína, sódio, açúcares e proteína animal dificultam sua absorção sendo significativo para a eliminação do cálcio pela urina.

A indústria alimentícia sempre martelou na nossa cabeça que “pensamos em cálcio, logo pensamos em leite” não é mesmo? Mas existem inúmeras fontes vegetais que podemos ter facilmente na nossa dieta como já comentamos. São elas: folhas verdes escuras como espinafre, couve e agrião, brócolis (foto), sardinha, feijão, ervilha, quiabo, lentilha, o suco verde que tomo todos os dias e ainda coloco semente de melão que deixo congelada e uso diariamente. É uma super fonte de cálcio.

Fontes vegetais são mais biodisponíveis em comparação com o cálcio do leite e seus derivados, portanto são opções excelentes para a boa saúde da mamãe e do bebê . Não deixe de fazer uma acompanhamento com uma nutricionista e uma nutróloga na sua gravidez, tem sido muito importante para mim. Assim não nos equivocamos com tanta informação no Google, que podem estar ou não corretas. Lembro também que muita coisa na alimentação pode diferir de uma mamãe para outra. Um exame de sangue analisado pela médica indicará algumas necessidades específicas a cada uma. Graças a Deus como sempre cuido muito bem da alimentação, pouca recomendação a adicionar neste momento, mas são elas essenciais. Cuide-se, cuide desta nova vidinha e curta o momento!"

Ah! Lembrete de nossa equipe: nós temos todos estes acompanhamentos disponíveis para você no Kajh, consulte: (11) 3816-2231


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page