O SMAS E O ENVELHECIMENTO FACIAL por Dr. Leonardo Sauer
- Atendimento
- 28 de mar. de 2017
- 1 min de leitura
Hoje o post especialíssimo fica por conta do nosso Cirurgião Plástico, Dr. Leonardo Sauer. Para mais informações, agente uma consulta: (11) 3816-2231 ou pelo e-mail atendimento@kajh.com.br
A maioria das pessoas provavelmente não possuem ideia do que é o SMAS. No entanto, saber como o SMAS se relaciona com o envelhecimento facial pode ajudá-lo a entender as alterações que ocorre na face com o passar dos anos.

O SMAS, ou Sistema Subcutâneo Musculo-Aponeurótico, refere-se à estrutura de suporte da face. Esta camada facial de tecido conjuntivo envelopa os músculos da expressão facial. O SMAS é encontrado sob a pele entre a camada de gordura supercial e profunda.
O SMAS desempenha um papel significativo no processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, o SMAS enfraquece e diminui o suporte da face. Em outras palavras, sua capacidade de manter os músculos, gordura e pele do rosto vai diminuir ao longo do tempo. Este processo, combinado com a gravidade e os fatores ambientais, faz com que os traços faciais percam seu vigor juvenil.
No passado, apenas uma cirurgia facelift conseguia neutralizar os efeitos do envelhecimento do SMAS. Agora, é possível prevenir a flacidez do SMAS sem cirurgia usando o ultrassom microfocado. Esta tecnologia produz estimulação seletiva da produção de colágeno na camada do SMAS. Desta maneira, conseguimos adiar em alguns anos necessidade de uma cirurgia na face para tratar flacidez de estruturas profundas da face.
Comments