Envelhecimento ósseo por Dr. Leonardo Sauer
- Atendimento
- 20 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Hoje o post especialíssimo fica por conta do nosso Cirurgião Plástico, Dr. Leonardo Sauer. Para mais informações, agente uma consulta: (11) 3816-2231 ou pelo e-mail atendimento@kajh.com.br
O envelhecimento facial não ocorre apenas devido a gravidade, o movimento muscular, diminuição da produção de colágeno e a perda de elasticidade e gordura da pele. A diminuição dos ossos faciais também desempenha um papel importante no envelhecimento facial. Quais são as alterações ósseas faciais que ocorrem? Os ossos faciais remodelam sua forma tridimensional com a idade.

Nas mulheres, a área entre as sobrancelhas e a parte superior do nariz (o ângulo glabelar) diminuiu à medida que a área sob o rebordo das sobrancelhas retrocedia, com isso as sobrancelhas ficam arqueadas para baixo e a pele de pálpebras ficam esvaziadas.
A área que fornece suporte para as bochechas (ângulo maxilar) também diminui. A almofada de gordura malar (que é responsável pelo volume das bochechas) desliza para baixo e para a frente, empurrando por cima o sulco nasolabial (bigode chinês) e fazendo o ângulo maxilar parecer maior. O ângulo piriforme (a abertura do nariz) mostrou que os ossos retrocedem nesta área. Isso causou a aparência de um nariz alongado e caído na área circundante. Na verdade, a área nasal aumenta significativamente com o avanço da idade.
A mandíbula diminui a espessura e ocorre um apagamento do ângulo mandibular, com isso a parte inferior da face perde definição. Hoje, o foco dos tratamentos também está nas mudanças que ocorrem nos ossos faciais, bem como os outros componentes do envelhecimento facial, muitas vezes resultando em um plano de tratamento combinado.

A primeira linha de tratamento inclui procedimentos para repor o volume em áreas de perda óssea, conhecidos preenchedores faciais. A segunda linha de tratamento envolve procedimentos de cirurgia plástica que incluem enxertos ósseos ou implantes faciais, tais como implante de mandíbula, implante de queixo ou implante de bochecha.
Comentarios