top of page

Saber viver: como limitamos ou expandimos a nossa vida

  • Atendimento
  • 14 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Em plena segunda-feira de feriadão prolongado você nos pergunta "Ainda assim, terá a coluna da Psicóloga Dra. Thaís Rabanéa?" e nós logo lhe respondemos: SIIIIIIIIM!!! Hoje o tema por aqui, como sempre, é muito importante para o bem-estar e a saúde da nossa vida como um todo. Vamos à leitura?

"Aquilo que acreditamos tem um papel fundamental em nossas vidas. Nossas convicções moldam a nossa percepção da realidade, a qual por sua vez, influencia nossas emoções e orienta as nossas ações. Algumas crenças que incorporamos são compartilhadas pela sociedade em que vivemos, outras pela família que nos criou e outras por pessoas com as quais nos identificamos ou nos inspiramos ao longo de nossa trajetória.

Existem crenças que são saudáveis e estimulam o nosso desenvolvimento. Por outro lado, existem crenças que são disfuncionais e podem comprometer substancialmente o nosso bem-estar.Um dos principais objetivos desta coluna semanal é estimular a reflexão, etapa elementar no processo de conscientização, transformação e realização pessoal.Se você acredita que não é capaz, ou inteligente o bastante, ou ainda que já não tem mais a idade apropriada, baseado em uma percepção equivocada, por exemplo, pode deixar de fazer um determinado curso que desenvolveria o seu potencial e o ajudaria a realizar os seus objetivos.

Embora não se trate de um limite real, mas de um limite que você se colocou ou criou em sua mente, ele influencia as suas decisões e desencoraja as suas iniciativas.Quantas vezes fazemos isso em nossa vida? Quantos sonhos não buscamos ou quantas metas não concretizamos simplesmente porque não acreditamos? Quantas vezes nos cerceamos ou limitamos? E assim, não apenas nos restringimos, mas também privamos todos ao nosso redor.

Sim, porque quanto mais nos desenvolvemos e nos realizamos, mais propagamos o nosso aprendizado e mais contribuímos para o desenvolvimento das pessoas ao nosso entorno. Fique atento as suas crenças e convicções. Elas podem impulsionar ou limitar. Como nos ensinou o célebre escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe: “Assim que você confiar em si mesmo, saberá como viver”. E só confiamos em nós mesmos, quando cultivamos crenças saudáveis sobre nós mesmos."

Dra. Thaís Rabanéa: Bacharel em Psicologia e formação em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico - CDN. Treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy; e em Reabilitação Cognitiva Assistida por Computador pelo NeuroScience Center of Indianapolis - NSC. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica e Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP. Professora no Curso de Especialização em Neuropsicologia do CDN: Módulo de Neuropsicologia e Psiquiatria. Revisora especialista em periódicos científicos internacionais. Membro do corpo editorial da Acta Psychopathologica, Delaware, EUA.


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page