top of page

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje: dicas para vencer a procrastinação!

  • Atendimento
  • 31 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

"Você já deixou para amanhã algo que poderia ou até mesmo deveria ser realizado hoje? O ato de adiar ou deixar tarefas para depois é chamado de procrastinação. Algo que pode comprometer a realização de nossos sonhos e ainda ser bastante prejudicial para a nossa qualidade de vida.

Então, vou compartilhar com vocês algumas dicas para que você possa evitar esse comportamento tão indesejado:

1) Posto que alguns estudos relacionaram o ato de procrastinar com áreas do cérebro relacionadas ao planejamento estratégico, é fundamental estabelecer um objetivo e fragmentá-lo em pequenas metas se for mais complexo ou extenso. Considerando os prazos envolvidos e a rotina diária, elabore um cronograma e organize o seu tempo descrevendo quais atividades deverão ser realizadas diariamente tendo em vista a concretização de um objetivo mais complexo, ou simplesmente delimite a data e a hora para a realização de objetivos mais simples. Adquira o hábito de verificar diariamente o cronograma ou a agenda, e não se esqueça de reconhecer tudo o que conseguiu fazer, valorize cada avanço. Isso o deixará mais confiante! E, quando perceber que não conseguiu ou não fez algo que havia sido proposto, simplesmente reorganize o seu cronograma ou agenda.

2) Regiões cerebrais envolvidas no processamento emocional, também foram associadas ao ato de procrastinar. Ansiedade, depressão e estresse estão altamente relacionados com a procrastinação. Não hesite em procurar ajuda de um profissional se os sintomas de ansiedade ou depressão estiverem comprometendo o desempenho de suas atividades diárias.

3) Um dos principais padrões de comportamento disfuncionais que pode nos deixar ansiosos, implica em evitar situações desafiadoras. Se por lado, ao adiar o enfrentamento, evitamos sensações indesejadas, por outro lado, aumentamos a nossa insegurança e ansiedade, comprometendo o nosso desenvolvimento pessoal e qualidade de vida.

4) Cuidado com o hábito de deixar as coisas para a última hora: uma tarefa pode, de fato, ser adiada até sua data-limite e mesmo assim ser bem executada, obtendo resultados positivos, o que de fato pode provocar sensações agradáveis de capacidade de realização e autoeficácia momentâneas, mas por outro lado, tende a aumentar o estresse e a ansiedade.

5)Deixe bem claro quais os benefícios que a execução da tarefa trará para você. A lembrança dos aspectos positivos o manterá motivado e focado, pois estimulará tanto as áreas cerebrais associadas aos aspectos cognitivos quanto afetivos envolvidas no ato de procrastinar.

Pratique regularmente a arte de realizar e vença a tendência de procrastinar!"

Dra. Thais Rabanea: Bacharel em Psicologia e formação em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico - CDN. Treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy; e em Reabilitação Cognitiva Assistida por Computador pelo NeuroScience Center of Indianapolis - NSC. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica e Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP. Professora no Curso de Especialização em Neuropsicologia do CDN: Módulo de Neuropsicologia e Psiquiatria. Revisora especialista em periódicos científicos internacionais. Membro do corpo editorial da Acta Psychopathologica, Delaware, EUA.


 
 
 

Comentarios


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page