Assumindo as rédeas de sua própria vida!
- Atendimento
- 25 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Segunda é dia de? Simmmm! Coluna da nossa psicóloga Dra. Thais Rabanea que atende seus pacientes também no KAJH! Hoje o assunto tratado por aqui é: "Assumindo as rédeas de sua própria vida. Como otimizar o funcionamento de seu cérebro, superar hábitos indesejados e alcançar metas pessoais?"

"Quem está acompanhando nossa séria de posts, já sabe que expliquei sobre o nosso cérebro reagir às nossas representações mentais, logo o modo como vemos o mundo influencia como nos sentimos e nos comportamos. Lembram? Temos um potencial incrível para delinearmos nossa história de vida, mas infelizmente, na maioria das vezes, não sabemos aproveitar, ou ainda, o que é pior, utilizamos de um modo negativo.
Imagino que deva saber que é preciso praticar atividade física com regularidade para melhorar o seu condicionamento, certo? Neste sentido, nosso cérebro não difere muito de nossos músculos: é preciso se exercitar! Você já ouviu falar em "plasticidade cerebral"? Se não, não se preocupe, eu te explico: é a capacidade de nosso cérebro de se adaptar e se modificar.
Assim como podemos ganhar massa magra com alimentação adequada e prática de atividade física regular, podemos otimizar o funcionamento de nossa massa cinzenta com alimentação adequada e prática de exercícios mentais.
Vamos começar? Vou ser uma espécie de "Personal mental trainer". Por favor, escolha um hábito que queira modificar ou uma meta que deseja alcançar. Comece com algo mais simples, como parar de comer doce após o almoço, por exemplo. Mas escolha apenas um hábito ou meta, pois precisaremos de FOCO.
Pronto, escolheu? OBSERVE as crenças e pensamentos que tem a respeito. Apenas observe, NÃO JULGUE. Em seguida, PERCEBA as emoções e sensações que provocam. Vamos aproveitar o nosso exemplo, o hábito de parar de comer doce após o almoço. Pode passar pela sua mente "Ah! Mas aquele doce é tão gostoso, meu dia já é tão cansativo, vou ter que deixar de ter esse prazer?" (Provavelmente sentirá desânimo), "Na hora que eu ver aquele doce, não vou resistir!" (insegurança), "Eu vejo os outros comendo, por que eu engordo, por que eu não posso?" (raiva), "Já tentei tantas vezes, eu nunca consegui, não vai ser agora que vou conseguir, então vou comer e deixa pra lá" (frustração) e claro "Já superei tantas coisas em minha vida, vou superar essa tentação!" (confiança, ânimo).
Esses pensamentos são padrões de conexões entre nossos neurônios que foram fortalecidos pelas nossas crenças e hábitos frequentes. Por estarem fortalecidos, às vezes temos a sensação de que não temos controle, mas isso não é verdade! Podemos modificar, estimular e fortalecer conexões neurais, e portanto, desenvolvermos hábitos de vida mais saudáveis e conquistarmos os nossos objetivos.
Faça esse exercício de focar, observar e perceber. Faça anotações sobre as suas percepções. Compartilhe comigo! Semana que vem darei as instruções para os próximos passos, até lá!"
Curtiram? Fiquem ligados então que na próxima segunda tem mais!
E vale lembrar mais uma vez que a Dra. Thais faz parte do nosso time, agende sua consulta!
Comments