top of page

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

  • Atendimento
  • 27 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Pesquisa inédita avalia a qualidade nutricional do lanche das crianças brasileiras. O levantamento inclui pequenos de todas as regiões do país e demonstra que, para reduzir os altos índices de obesidade, é preciso mudar muitos hábitos alimentares - até mesmo nas pequenas refeições.

A realidade é preocupante: mais de 30% dos meninos e meninas brasileiros menores de 5 anos de idade estão obesos, com sobrepeso ou em situação de risco para ultrapassar o seu peso ideal, de acordo com dados de 2014 do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan). Não é para menos. Nas últimas décadas, os hábitos alimentares da criançada têm mudado bastante por aqui - e para pior.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60,8% dos pequenos menores de 2 anos comem biscoitos e bolos com frequência; quando se trata de refrigerantes e sucos artificiais, 32% das crianças dessa faixa etária consomem essas bebidas no dia a dia. Some a isso a falta de atividade física e está explicado, pelo menos em parte, por que os nossos cidadãos mirins andam tão gordinhos.

Um dos passos mais importantes para mudar esse cenário é promover uma alimentação saudável e equilibrada desde cedo. E não pense que, para tanto, basta acrescentar frutas, verduras e legumes ao prato da meninada - é preciso, entre outras coisas, comer em uma frequência adequada. Isso significa que, além do café da manhã, do almoço e do jantar, é aconselhável também que os baixinhos façam pequenos lanches entre as refeições.

A orientação vem da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que indica que a criança coma um alimento fonte de carboidrato, uma fruta, uma proteína e uma bebida nesses intervalos.


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivos
Tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Todos os direitos reservados para Kajh. Desenvolvido por     

receba nossa newsletter

bottom of page