ALIMENTOS PARA COMBATER DOENÇAS
- Atendimento
- 22 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Conheça os benefícios de certas folhas, raízes, sementes e frutos para combater e evitar doenças. Veja alguns itens baratos e de fácil acesso que atuam como poderosos preventivos:

Cebola
Parte utilizada: bulbo.
Nutrientes e ações: rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais e compostos com atividades antimicrobiana, antiviral e antioxidante.
Algumas indicações: atua em problemas respiratórios, por ser bactericida, antiviral, fluidificante e antisséptico. Ajuda no controle de gorduras e no diabetes, pois ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue, além de inflamações. Fortalece o sistema imunológico.
Efeitos adversos, precauções e contraindicaçãoes: cuidado como uso concomitante de anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais. Como alimento não causa reações e ainda tem baixa toxicidade.
Doses e formas de consumo e uso: da planta fresca: 50g/dia; planta seca: 20g/dia

Alho
Parte utilizada: dentes do alho.
Nutrientes e a ação: é fonte de cálcio, ferro, selênio, vitamina C, fósforo e alfatocoferol. É rico em fitoquímicos que diminuem a pressão. Tem ação antibiótica, antifúngica e antiviral.
Algumas indicações: previne úlceras, já que ajuda a combater a bactéria Helicobacterpylori, câncer no intestino, pois estimula o peristaltismo e a secreção ácida. Auxiliar no tratamento da pressão alta e expectorante e antisséptico, no caso de gripes e resfriados. Previne a gota por diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Use-o frito ou cru. O cozimento diminui suas propriedades.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: grávidas devem evitá-lo. Alérgicos e com acne podemapresentar irritação na pele.
Doses e formas de consumo: alho fresco: 2 a 6 g ou 2 a 5 dentes de alho por dia; alho seco: 4 a 6 g por dia; óleo de alho: 0,09 a 0,48ml por dia.

Açafrão da terra
Parte utilizada: rizomas.
Composição nutricional: rico em óleos voláteis, minerais (potássio e cálcio) e vitaminas (B e C).
Algumas indicações: útil para má digestão, aterosclerose, diminui o colesterol e também atua como antioxidante. tem ação antitumora).
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: não usarem caso de obstrução do ductobiliar devido a propriedade de estimular a contração da vesícula biliar. Em altas doses, pode ser irritante gástrico. A curcumina não é tóxica na dose de 800 mg/dia por 3 meses. Pode aumentar o risco de sangramento em pacientes utilizando anticoagulantes
Doses e formas de consumo e uso:
- consumo livre na dieta em forma de tempero (pó) para carnes, frangos, ensopados e legumes. Pode ser adicionado em pães, bolos e tortas. E sua ação aumenta quando usamos o açafrão em preparações cozidas.
- para distúrbios digestivos usar decocção de 1,5 g de ( 3 colheres de café) para 1 xícara de chá meia hora antes das refeições.
- pode ser usado a tintura nos casos de hiperlipidemias e como anti-inflamatório ( 50 a 100 gotas diluídas em água 1 a 3 vezes ao dia.
Comments