SAÚDE VASCULAR
- Atendimento
- 6 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Você sabia que as vitaminas C e E, juntas e na dose certa, são capazes de reparar as células, prevenir o envelhecimento e o câncer? Um novo estudo aponta efeitos benéficos até para a saúde vascular.

No grupo de vitaminas, essenciais para uma boa saúde, cada uma tem sua função no organismo: umas fornecem energia, enquanto outras melhoram os tecidos da pele e dos músculos.
E nesse meio, se destacam as vitaminas C e E, classificadas como poderosas antioxidantes, que agem no organismo para anular os radicais livres,q ue danificam as células. Elas participam da constituição e da reparação celular, previnem o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e agem na diminuição do LDL, o colesterol ruim.
A ação na saúde vascular
Um estudo do Brigham and Women’sHospital (EUA) aponta que a ação antioxidantedas vitaminas poderia retardar o aparecimento de doenças vasculares em pacientes que receberam transplante cardíaco.
Segundo a pesquisa, elas inibem o crescimento das placas que formam o colesterol, apresentando um espaçamento pequeno nas paredes das artérias. Por serem antioxidantes, as vitaminas A, C e E teriam um efeito na prevenção da oxidação do LDL depositado nas paredes dos vasos sanguíneos. Entretanto, na prática, isso não ficou comprovado.
A ação não chega a ser preventiva, mas todos devem ter um estoque adequado delas no corpo. Para isso devemos fazer sua dosagem sanguínea e ver quem precisa da suplementação e quem não precisa. Para manter a saúde vascular em dia é necessário manter o peso ideal, evitar alimentos com gordura, cigarro e controlar os níveis de diabetes, colesterol e triglicérides.
Vitamina C
Ação: crescimento ósseo, cura deferidas, funcionamento dos vasos sanguíneos e antioxidante.
Onde encontrar: frutas cítricas, tomates, batata e verduras.
Quanto consumir: 60 mg/dia.
Deficiência: causa hemorragia, queda dos dentes, inflamação das gengivas.
Vitamina E
Ação: antioxidante.
Onde encontrar: óleo vegetal, germe de trigo, vegetais de folhas verdes, amêndoas, avelãs, nozes, gema de ovo, margarina e legumes.
Quanto consumir: um adulto precisa de 10 mg diários.
Deficiência: gera ruptura dos glóbulos vermelhos, lesões nervosas.
Comments